O gabarito do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011, divulgado nesta terça-feira (25) teve pelo menos uma divergência em relação à correção comentada feita pelo Objetivo – a questão 120 do caderno amarelo. O curso diz que vai mandar, a “título de colaboração”, suas justificativas ao MEC (Ministério da Educação). Na questão 120, o Objetivo marcou a resposta correta como sendo a E; para o Inep, é o item C. Ela apresentava um poema do livro Os Cem Melhores Poemas do Século, mas trata-se de um poema de Antônio Cícero, enquanto a questão atribui a autoria a Gilka Machado.
Em relação à questão 71, houve a alteração de gabarito na segunda-feira (24) de E para D. Quanto aos itens considerados “defeituosos”, o Objetivo afirma que vai encaminhar ao MEC as razões das divergências.
Para o Anglo Vestibulares, na matemática pelo menos três questões apresentaram enunciados mal elaborados, que dificultavam sua resolução. Uma delas é a questão 165, da prova amarela aplicada no domingo. "O enunciado cita uma pesquisa de opinião pública e destaca um percentual de 24% de entrevistados que não opinaram na sondagem. Essa parcela não pode ser ignorada na hora dos cálculos: contudo, a alternativa considerada correta pela organização do Enem a ignora", disse o supervisor do Anglo Vestibulares. As demais questões apresentam problema semelhante. São elas 153 e 168.
O Curso Objetivo questiona outras duas questões. A primeira delas é a de número 2 da versão amarela da prova, de ciências humanas, aplicada no sábado. "O enunciado é mal elaborado e causa ruído na interpretação do texto, prejudicando os participantes", diz o professor.
No gabarito oficial do MEC, a alternativa indicada como correta é a D. Contudo, de acordo com a correção do Anglo Vestibulares e do Curso Etapa, o correto seria letra B. O Objetivo apontou B e D, mostrando que a proposição causava dúvida.
De acordo com o gabarito oficial, a alternativa correta é a C. O Anglo Vestibulares considera correta a alternativa E, mesma alternativa escolhida pelo Cursinho da Poli. "O Enem dá muito valor à prova de redação. No entanto, peca na redação de seus próprios enunciados", diz Achcar.
Fonte: http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/gabarito-enem-2011-questionado.html
Fonte: http://www.enem.vestibulandoweb.com.br/gabarito-enem-2011-questionado.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário